quinta-feira, 23 de maio de 2013

CRAS: Unidades do município contam com excelente equipe técnica atendendo à população


José Maria:
José Maria: "O atendimento atualmente está bem melhor"
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica (PSB) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Em Macaíba, existem duas unidades, sendo uma no Conjunto IPE e a outra na Rua Heráclito Vilar (Vilar de Baixo), próxima à Escola Estadual Dr. Severiano. A unidade do IPE recebe o nome do fundador do município, Fabrício Gomes Pedroza, e a do Vilar de Baixo homenageia a família macaibense Tavares de Lyra. As duas unidades são coordenadas por pessoas diferentes. A Tavares de Lyra, que atende a maior parte da população macaibense, tem à frente o pedagogo Thiago Mafra, responsável também pelo Projovem Adolescente, que, no município, funciona dentro da sede dessa unidade do CRAS.
Segundo a assistente social Maxymara Tinoco, responsável pelos grupos de crianças, mulheres e idosos, ministrando palestras, oficinas de artesanatos e realizando projetos culturais, os CRAS Tavares de Lyra e Fabrício Pedroza dispõem de uma excelente equipe técnica, prestando serviço de qualidade aos seus usuários, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo e um pedagogo. Além de atendimento social, psicológico, psicossocial, pedagógico, visitas domiciliares, Projovem e grupos de convivência, as unidades do município contam, também, com atividades durante os períodos festivos.
Para José Maria da Silva, 31, residente na comunidade rural de Riacho do Sangue, que está sendo atendido pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna, o Tavares de Lyra, inaugurado em setembro de 2010, atualmente está funcionando com mais eficácia: “Toda vez que necessito dos serviços desta unidade, graças a Deus sempre sou muito bem atendido. Fico feliz por contar com a assistência desta nova equipe, que, em minha opinião, é ótima”, comentou.
Texto: Wedson Poeta
Foto: Dejackson A. Farias
Assecom-PMM

equipe do CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário